.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Percurso Pedestre na Barrinha de Esmoriz


No próximo dia 24 de Fevereiro, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N. organiza um percurso pedestre para observação da natureza na Barrinha de Esmoriz.

A Barrinha de Esmoriz é uma lagoa costeira de água salobra inserida na Rede Natura 2000. Nesta área ocorrem diversos habitats de importância comunitária (eg Dunas) ocorrendo aqui uma grande diversidade de espécies de aves selvagens de elevado interesse conservacionista.

De entre as espécies de aves que ocorrem na Barrinha de Esmoriz destacam-se a Águia-sapeira, a Garça-vermelha, a Garça-real, a Garça-branca-pequena, o Milhafre-preto, o Pato-real, o Rouxinol-pequeno-dos-caniços, o Guarda-rios e a Fuinha-dos-juncos, entre muitas outras.

No entanto, esta área encontra-se sujeita a elevada pressão, nomeadamente a pressão turística com consequente pisoteio das dunas, elevada poluição dos cursos de água que desaguam na lagoa (eg ribeira de Rio Maior), invasão de espécies exóticas, etc., aspectos estes que poderão ser constatados ao longo do percurso.

O ponto de encontro é às 8:15 horas junto à sede do Núcleo (Bloco 25 na Urbanização de Santiago) ou às 9:15 junto ao estacionamento do aeródromo em Esmoriz. Esta actividade é gratuita para sócios e menores de 16 anos e terá o custo simbólico de 5,00 Euros para não sócios. As inscrições são obrigatórias e a participação está limitada a 15 pessoas.

Para mais informações e inscrições contactar a Quercus-Aveiro através do telefone 966551372, ou do e-mail aveiro@quercus.pt.