.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Carnaval Transmontano



Ao lado de Macedo de Cavaleiros, Em Podence, o carnaval é diferente, uma opção para quem queira passar um carnaval mais genuíno.

O Programa organizado pela casa dos Caretos de Podence é este:


Domingo Gordo 26 de Fevereiro de 2006

14:30 - Chegada de Grupos Convidados: Gaiteiros, Bombos e outros
15:00 - Caretos à Solta pelas ruas de Podence
17:00 - Merenda à Transmontana
21:00 - Pregão Casamenteiro - Junto à Igreja

Terça Feira (Entrudo) 28 de Fevereiro de 2006

14:00 - Ruada de Gaiteiros
14:30 - Desfile de Matrafonas
15:00 - Caretos à Solta


Em Podence, nos dias de Carnaval, os caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Ninguém lhes consegue ficar indiferente, aqueles que não se vestirem de careto abrem as suas adegas aos passantes.



As crianças de sexo masculino, os facanitos perseguem os caretos tentando imitá-los, as raparigas solteiras, são o principal alvo dos mascarados, admiram-nos das janelas ou varandas das suas casas, com um certo receio de que o entusiasmo dos caretos os leve a trepar para as poderem chocalhar.



Fica aqui uma sugestão do caminho a tomar, recentemente desloquei-me a Podence e experimentei a nova auto-estrada que liga Viseu a Vila Real(gratuita), como a IP5 está melhor até Viseu chegar a Vila Real é um saltinho, depois é seguir o IP4 até Podence que são mais uns 30 minutos de viagem.

Aqui fica o meu abraço para os Caretos de Podence e todas as pessoas que tão bem me receberam no ultimo encontro de caretos de Podence no ano passado.
Prometo que vou tentar dar um salto ao Carnaval mais genuíno de Portugal.

Deixo ainda um link interno para um post anterior do estarrejahotel dedicado aos caretos de podence