.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

A saga dos Astrolábios

No Museu Marítimo de Ilhavo, com inauguração marcada para dia 25 de Fevereiro, estando aberta ao público até ao próximo dia 28 de Maio de 2006.



A Saga dos Astrolábios reúne pela primeira vez numa exposição temporária em Portugal sete exemplares originais (seis náuticos e um astronómico, oriundos do Museu de Marinha, do CNANS e do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra) e cinco réplicas da série dispersa que se conhece deste fabuloso património. Apelando para discursos complementares, a exposição articula um conjunto de raridades documentais sobre navegação astronómica (tratados de cosmografia e livros afins) e o projecto educativo “A pesar o sol”.

Este programa cultural destina-se a partilhar saberes e imaginação, a celebrar a coragem de marinheiros que viveram vidas de mar marcadas pelo tempo dos astros. Reunindo tesouros materiais e documentais da Época Moderna, A Saga dos Astrolábios devolve-nos um tempo de mistério, de místicas ilusões e de humanas ganâncias. De tudo isto se fez Portugal e o “mar português”. Um mar colorido de culturas, construído pelo saber prático de marinheiros que viveram por conta de um futuro que ainda não existia. Gesta de homens que venceram, e de quantos se perderam, para unificar o Mundo mudado que aqui se evoca.
(extrato do texto do Director do Museu, Dr. Álvaro Garrido)

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home