.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

quinta-feira, abril 06, 2006

Os Criminosos Virtuais


Indústria fonográfica processa portugueses que roubam músicas na Internet

Os meios de comunicação social estão a embarcar sem dó nem piedade na campanha de intimidação da indústria fonográfica.
Um Jornal como o Público deveria ter mais cuidado com o que escreve e como escreve, (...portugueses roubam...), sem umas aspas sequer?


Afinal a maior parte dos portugueses segundo o Público são Ladrões, criminosos, se pensarmos que a maioria dos que aqui se incluem são menores e crianças, esta afirmação torna-se ainda mais grave.

Por várias vezes estive para fazer um post sobre a publicidade da Cabovisão na sua revista mensal, em página A4 via-se um jovem com um cabo em forma de guitarra e o slogan era qualquer coisa deste género:"para download de qualquer Banda", meia dúzia de páginas a seguir podia-se ver outra publicidade também da Cabovisão onde se via uma Tv com forma de barras de prisão e se lia qualquer coisa do género:"O acesso ilegal é crime. Combata a "pirataria" denunciando-a..." depois aconselha em tom meio pidesco a que se conhecermos alguém que tenha boxes ilegais, que as denunciemos para o número de telefone...

Isto é de morrer a rir.

Os nossos tribunais já não dão conta do recado para julgarem criminosos de sangue, de verdadeiro roubo, vamos agora encher os tribunais de jovens "criminosos" que de forma "legal" (é questionável este legal) para eles e porque está a um ou dois cliques, com a ajuda de muita publicidade pelos servidores da net inclusive.
Qualquer pessoa sem nenhum tipo de restrição e com enorme facilidade retira músicas da Internet, por vezes de sites de muita confiança, com banners a pedir que se cliquem e se descarregue, eu nunca vi em nenhum site um único aviso sobre as leis de download de mp3.

Já agora se for música noutro formato também será ilegal?

Rapidamente qualquer puto de 10 anos vai inventar um formato que não está previsto na lei e os empresários dos i pods esfregam as mãos de contentes, assim vendem mais material.


Não seria mais justo começar por repreender os responsáveis por disponibilizarem este tipo de conteúdo de forma tão fácil e sem nenhum tipo de aviso sobre a ilegalidade do acto?

Foi provado já no passado com o caso dos Metállica (que só perderam com isso), que podem acabar com o programa de partilha de ficheiros, que logo de seguida aparecerá outra forma de partilha.

Toda esta questão está a ser levada a cabo da pior forma possível.
Quando em Portugal qualquer miúdo sem que nada faça para isso tem acesso a conteúdos pornográficos e outros ainda mais perigosos, pois eles saltam em banners de publicidade dos sites mais crédulos e confiáveis e ninguém faz nada, qual é afinal a força desta industria de vendedores de cd's?
Os grupos não se queixam assim tanto, continuam a aparecer, a criar novos albúns e pelo aparato material que demonstram ter, boas casas, bons carros, etc... não parecem ter assim muito com que se queixar.

Não haverá por aí muitos mais problemas cibernéticos a resolver?
Claro que há. Mas o mais engraçado é que não se faz nada.
Cada vez mais vejo lojas de venda de música a abrir, será que o fazem só por prazer, não terão lucros? Então para que abrem?

Toda esta questão tem de ser vista mais pela parte moral do que judicial.
Uma coisa é certa está o Governo a cortar custos, para agora gastarem em selos, para os milhares de pessoas que tiram musica da net.


Esta notícia ainda consegue ter mais piada, que o recrutamento aviário levado a cabo pelas Freguesias.

Apoio o desafio lançado no blog renas e veados, Vamos todos deixar de comprar musica.

1 Comments:

  • Já faço isso, só compro CD's novos de bandas novas portuguesas, pois nestes acredito que a pirataria possa ter influência.

    Já os consagrados nacionais e internacionais vão todos corridos a **3...

    Curiosamente há dias recebi uma lista dos artistas nacionais contra a partilha de ficheiros. Os consagrados estavam lá quase todos. Os que estão a começar ou têm um público restrito contavam-se pelos dedos. Quer dizer qualquer coisa, não?

    By Blogger kimikkal, at abril 06, 2006  

Enviar um comentário

<< Home