.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

segunda-feira, março 20, 2006

Primavera


Mesmo com a chegada da Primavera, pelos lados da Vila da Murtosa continua a guerra com as Cegonhas, primeiro o Padre que tinha mais do que qualquer outra pessoa a obrigação de dar o exemplo e numa atitude nada "católica" mandou tirar o ninho que tinha na igreja, talvez por ignorância, talvez por mesquinhice, talvez mesmo por qualquer outro tipo de problema seu pessoal com estes animais. Não sei, só ele saberá e nenhuma explicação terá algo de lúcido ou concreto que lhe dê a razão que julgou ter.

Num País cada vez mais egoísta, onde diariamente se cometem atentados ambientais por pessoas e instituições com obrigações morais adquiridas que deviam ser as primeiras a dar o exemplo às gerações mais novas, continua-se a encobrir a ilegalidade de tais actos.


São árvores centenárias saudáveis que se cortam sem nenhuma piedade apenas porque deixam cair folhas para os pátios das escolas, agora as perseguições às Cegonhas...


Será que quem de poder falou e criticou quando estava fora do poder autárquico agora que está no poder e pode fazer algo, se limita a cruzar as mãos dizendo nada saber sobre esse assunto?


Não que seja comum à linha editorial deste blog falar de política, mas acho engraçado ver as pessoas quando estão fora falar e criticar ferozmente o que se faz, e quando estão no local e posição certa para actuar nada fazem, é assim a politica e os políticos que temos.(não me refiro exclusivamente à Murtosa mas ao país em geral)

Infelizmente a moda que começou em Estarreja da EDP colocar uma espécie de cata ventos nos postes desalojando as imponentes cegonhas parece que está para continuar.



Por cá por Estarreja os Domingos começam também a ser desagradáveis para a fauna local na zona das Marinhas de Salreu, no anterior domingo passei a tarde pelo novo percurso que o projecto bioria deu a conhecer à população de Estarreja, (apesar de ele lá estar à muitos e muitos anos), foi sem sombra de dúvida um bom investimento o arranjo dos caminhos e dos espaços de lazer por aquelas bandas, mas eu que por ali ando desde muito pequenino nunca tinha assistido a tal corrupio de carros de Domingueiros a dar a voltinha da moda nova ao percurso das marinhas de Salreu.
Em minha opinião acho que estará na altura de restringir o trânsito automóvel por puro turismo domingueiro a uma das regiões mais importantes de nidificação de várias espécies.

Acho que não era de todo descabido incentivar as caminhadas, as bicicletas... e pelo menos ao Domingo travar o trânsito automóvel.

Sei que não será fácil pois trata-se de espaço público, mas agora que se publicitou um dos mais importantes locais de nidificação de várias espécies animais de Portugal, há que ter a força e a mesma vontade para o proteger.

Boa Primavera para todos.