III SEMINÁRIO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE
Subordinado ao tema "Recursos Hídricos – Contributos para uma Gestão Sustentável" realizou-se no Sábado passado dia 21 de Janeiro de 2006 no Hotel Eurosol em Estarreja com organização do Rotary Club de Estarreja o III SEMINÁRIO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE.
A sala esteve cheia para ouvir os vários oradores especialistas numa matéria que cada vez mais se vai transformando numa grave preocupação para a nossa futura qualidade de vida.
De entre muitos assuntos abordados sobre o tema, ficámos a saber que a água é um bem universal que deve ser pensado socialmente e não economicamente, "todos temos direito a água de qualidade".
De opinião comum a todos os oradores, a preocupação que devemos ter em preservar este bem indispensável para a sobrevivência do nosso planeta.
Especial chamada de atenção para a agricultura que é a actividade que mais água consome, por vezes de uma forma descontrolada e sem regras. A utilização de produtos químicos na
agricultura em quantidades superiores às necessárias para o desenvolvimento das culturas e a sua infiltração nos lençóis de água subterrâneos, as descargas poluentes das inúmeras pocilgas espalhadas pelo país foram também aspectos bastante focados.
A industria que tem muita responsabilidade na preservação da qualidade da água, foi outro dos temas abordados, ficando a ideia que muito se têm feito para minimizar este problema, mas que muito se pode ainda fazer.
agricultura em quantidades superiores às necessárias para o desenvolvimento das culturas e a sua infiltração nos lençóis de água subterrâneos, as descargas poluentes das inúmeras pocilgas espalhadas pelo país foram também aspectos bastante focados.A industria que tem muita responsabilidade na preservação da qualidade da água, foi outro dos temas abordados, ficando a ideia que muito se têm feito para minimizar este problema, mas que muito se pode ainda fazer.
Sob o tema “AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM PORTUGAL: SUB-APROVEITADAS E
AMEAÇADAS”, Luís Ribeiro (Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico e Presidente do Centro de Geossistemas do IST) foi o orador mais aplaudido, com momentos "hilariantes" que em tom de brincadeira soube de uma forma pedagógica expor as suas ideias e a sua experiência trazendo a debate o politicamente incorrecto. Por ele ficamos a saber que Portugal tem muita água subterrânea, que está mal aproveitada, que o Alentejo é bastante rico em água, que politicamente é mais fácil construir uma barragem que um furo de captação, apesar de a barragem trazer impactos ambientais bastante maiores.
O seminário contou com a presença de vários representantes autárquicos da região que participaram no debate, pondo em cima da mesa problemas com que se debatem na gestão deste recurso fundamental.·A água é um bem essencial a todos, que temos obrigação de defender e preservar, penso que esta é a mensagem principal e que passou.·
O Estarrejahotel deixa desde já os parabéns ao Rotary Club de Estarreja que de uma forma exemplar organizou este seminário.·
Ficamos todos à espera do IV SEMINÁRIO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE.



0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home