III SEMINÁRIO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE
Subordinado ao tema "Recursos Hídricos – Contributos para uma Gestão Sustentável" realizou-se no Sábado passado dia 21 de Janeiro de 2006 no Hotel Eurosol em Estarreja com organização do Rotary Club de Estarreja o III SEMINÁRIO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE.
A sala esteve cheia para ouvir os vários oradores especialistas numa matéria que cada vez mais se vai transformando numa grave preocupação para a nossa futura qualidade de vida.
De entre muitos assuntos abordados sobre o tema, ficámos a saber que a água é um bem universal que deve ser pensado socialmente e não economicamente, "todos temos direito a água de qualidade".
De opinião comum a todos os oradores, a preocupação que devemos ter em preservar este bem indispensável para a sobrevivência do nosso planeta.
Especial chamada de atenção para a agricultura que é a actividade que mais água consome, por vezes de uma forma descontrolada e sem regras. A utilização de produtos químicos na agricultura em quantidades superiores às necessárias para o desenvolvimento das culturas e a sua infiltração nos lençóis de água subterrâneos, as descargas poluentes das inúmeras pocilgas espalhadas pelo país foram também aspectos bastante focados.
A industria que tem muita responsabilidade na preservação da qualidade da água, foi outro dos temas abordados, ficando a ideia que muito se têm feito para minimizar este problema, mas que muito se pode ainda fazer.
A industria que tem muita responsabilidade na preservação da qualidade da água, foi outro dos temas abordados, ficando a ideia que muito se têm feito para minimizar este problema, mas que muito se pode ainda fazer.
Sob o tema “AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM PORTUGAL: SUB-APROVEITADAS E AMEAÇADAS”, Luís Ribeiro (Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico e Presidente do Centro de Geossistemas do IST) foi o orador mais aplaudido, com momentos "hilariantes" que em tom de brincadeira soube de uma forma pedagógica expor as suas ideias e a sua experiência trazendo a debate o politicamente incorrecto.
Por ele ficamos a saber que Portugal tem muita água subterrânea, que está mal aproveitada, que o Alentejo é bastante rico em água, que politicamente é mais fácil construir uma barragem que um furo de captação, apesar de a barragem trazer impactos ambientais bastante maiores.
O seminário contou com a presença de vários representantes autárquicos da região que participaram no debate, pondo em cima da mesa problemas com que se debatem na gestão deste recurso fundamental.·
A água é um bem essencial a todos, que temos obrigação de defender e preservar, penso que esta é a mensagem principal e que passou.·
O Estarrejahotel deixa desde já os parabéns ao Rotary Club de Estarreja que de uma forma exemplar organizou este seminário.·
Ficamos todos à espera do IV SEMINÁRIO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home