.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

sexta-feira, outubro 06, 2006

Percurso Pedestre no Baixo Vouga Lagunar

No próximo dia 14 de Outubro, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N. organiza um percurso pedestre no Baixo Vouga Lagunar junto ao Rio Novo do Príncipe.


Nesta área do Baixo Vouga Lagunar, classificada ao abrigo da Directiva Aves como Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, é possível observar vários habitats de grande beleza natural e extrema importância ecológica, destacando-se, no trajecto realizado no âmbito deste percurso pedestre, a clara dominância do «Bocage».
O «Bocage» corresponde a uma unidade de paisagem bastante peculiar e de rara beleza caracterizada pela compartimentação do espaço rural. Esta compartimentação é feita por sebes vivas as quais são compostas por Salgueiros, Amieiros, Carvalhos, Pilriteiros e Sabugueiros, entre outras. À compartimentação vegetal junta-se também uma densa rede de valas o que faz com que os campos sejam muito pequenos. Neste habitat a diversidade faunística e florística é elevada.
Ao longo do percurso, por entre campos e sebes, é possível observar, e sobretudo ouvir, uma elevada diversidade de espécies de aves, nomeadamente o Melro, a Carriça, o Pisco-de-peito-ruivo, o Chapim-real, o Chapim-azul, o Estorninho, o Guarda-rios, a Fuinha-dos-juncos e a Toutinegra, entre muitas outras.
O percurso em questão faz parte do Guia de Percursos Pedestres do Baixo Vouga Lagunar publicado pela Quercus. Este percurso, com uma extensão de cerca de 7 Km, denominado pelo Guia como P2 ‘No Coração do Bocage’, tem início junto à ponte do Outeiro (Rio Vouga) em Sarrazola. A duração do percurso é de aproximadamente 3:00 horas.
O ponto de encontro é no largo da Junta de Freguesia de Cacia às 8:30 horas. Esta actividade é gratuita para sócios e menores de 16 anos e terá o custo simbólico de 5,00 Euros para não sócios. As inscrições são obrigatórias e a participação está limitada a 15 pessoas.
Aconselha-se o uso de calçado confortável para caminhar e vestuário apropriado para as condições meteorológicas que se façam sentir na altura. O vestuário deverá ter cores discretas (verde, castanho). Necessário binóculos e se possível guia de campo de aves.
Para mais informações e inscrições contactar a Quercus-Aveiro através do telefone 966551372 ou do e-mail
quercus.aveiro@portugalmail.pt.
Participe e Divulgue!