" Indiscretas Realidades "
(clicar na imagem para aumentar)
(clicar na imagem para aumentar)
Olhando para a parte de água doce do esteiro, o cheiro é nauseabundo, a mortandade que sem explicação (ainda oficial e até ao momento) aconteceu umas semanas atrás, continua visível onde carpas pimpões etc... estão a boiar mortos pelas margens (desde a boca do esteiro até à comporta)apodrecendo na própria água tornando pior o que já está muito mal.
(clicar na imagem para aumentar)
Mesmo na boca do esteiro a falta de civismo e de vergonha de algumas pessoas é bem visível.
(clicar na imagem para aumentar)
Chegando ao percurso Bioria e mesmo junto a uma placa informativa, as caixas vazias de cartuchos de caça lembram-nos que apesar de toda a riqueza que vimos no DVD, esta é uma zona de caça (o que parece impossível sendo uma reserva natural), onde nem sequer há grande fiscalização.
Estou mesmo a imaginar 2 "caçadores" a carregarem as armas e na placa informativa a escolherem o que vão abater, quem fiscaliza?
(clicar na imagem para aumentar)
Encontrar cartuchos no percurso e nesta altura do ano não é difícil, bastará olhar para o chão.
(clicar na imagem para aumentar)
De qualquer forma, a diferença de limpeza, organização e mesmo de civismo na parte de Salreu é muito superior ao percurso de Canelas, só por si uma boa razão para se seguir em frente com o projecto Bioria 2 dando esta mesma oportunidade a Canelas.
Que a qualidade deste DVD tenha feito subir a fasquia de exigência e de qualidade ambiental para todo o nosso Concelho.
Não posso deixar de mostrar estes bonitos painéis de azulejo que encontrei numa casa em Canelas, onde em dois deles podemos ver a importância do esteiro para a população da freguesia noutros tempos.
(clicar na imagem para aumentar)Reportagem Estarrejahotelblog em 29 de setembro de 2006 © direitos reservados
3 Comments:
Partilhamos as opiniões. O filme vem aumentar as nossas responsabilidades na conservação da biodiversidade do baixo Vouga. A ideia que tenho é que se pôs o carro à frente dos bois. A degradação em que se encontra a zona de Canelas é inconciliável com qualquer ideia de atrair turismo para cá. É simplesmente vergonhoso o abandono, a incúria, o desleixo a falta de vergonha de quem tem responsabilidades nesta situação.
Aliás, como tenho relatado, Canelas é uma imensa lixeira com algumas habitações no meio da mesma. Um grupo de Canelenses, vai tentar mobilizar a população para se limpar a terra e, se à data, não houver onde depositar o lixo, vai ficar à porta da Junta de Freguesia, ou leva-se para a praça Francisco Barbosa.
Claro que será um primeiro passo, mas se a CCDR continuar a não limpar ou, nem sequer autorizar a limpeza dos esteiros, pouco adianta. Se a SIMria continuar a fazer descargas no esteiro ou a trazerem lamas para Canelas, não há terra que resista.
Cpts
By AC, at outubro 04, 2006
Já agora, ainda hoje foi apanhada uma carrinha da JardimEsta, penso que de Estarreja, a despejar lixo na zona que refere.
By AC, at outubro 04, 2006
Infelizmente não há vergonha das autoridades deste país. Visitei o esteiro de Canelas hoje de manhã e fiquei abismado com o que se pode ver numa zona dita protegida. A falta de civismo e de respeito estão à vista, são muitos os atentados contra o ambiente e a natureza, percebe-se claramente que o crime compensa. Um nojo impensável num país civilizado, aquilo já não é um esteiro, é mais um chiqueiro...
By Anónimo, at outubro 05, 2006
Enviar um comentário
<< Home