.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

quarta-feira, outubro 04, 2006

" Indiscretas Realidades "

Começo por dar os parabéns a toda a equipa que realizou, montou ou que de qualquer outra forma ajudou a tornar possível o documentário em Vídeo sobre a área de actuação do Projecto Bioria no Baixo-Vouga lagunar "discretas afinidades".
Este vídeo poderá tornar-se numa excelente oportunidade de divulgação da nossa terra, do nosso ambiente e de toda a possibilidade de turismo com regras e sempre a favor do ambiente e do ecossistema (afinal é esse o motivo turístico da nossa zona), trazendo boas possibilidades de crescimento económico em todo o Concelho.
Tenho ouvido algumas pessoas comentarem que 20 minutos de filme foram muito pouco para mostrar todas as qualidades desta zona. Na minha opinião o tempo é mesmo o ideal nem a mais nem a menos sem se tornar chato, com uma qualidade excelente de imagem, montagem e sonoplastia.
Este "Post" tem como objectivo apenas, chamar a atenção de Todos que com mais responsabilidade agora, devemos lutar contra todas as formas de agressão a este ecossistema, não desiludindo quem veja o DVD e nos venha visitar.
"Indiscretas Realidades"
Todas as imagens deste "post" foram captadas na Sexta-Feira dia 29 de Setembro de 2006 no esteiro de Canelas (até ás comportas), e no actual percurso Bioria em Salreu.
Em Canelas mesmo no local onde a água doce e as águas da ria foram separadas por uma comporta no esteiro, observamos um depósito ilegal de entulho e lixo que qualquer imbecil(s) por ali foi (foram)deixando.

(clicar na imagem para aumentar)

(clicar na imagem para aumentar)


(clicar na imagem para aumentar)

Olhando para a parte de água doce do esteiro, o cheiro é nauseabundo, a mortandade que sem explicação (ainda oficial e até ao momento) aconteceu umas semanas atrás, continua visível onde carpas pimpões etc... estão a boiar mortos pelas margens (desde a boca do esteiro até à comporta)apodrecendo na própria água tornando pior o que já está muito mal.

(clicar na imagem para aumentar)

Mesmo na boca do esteiro a falta de civismo e de vergonha de algumas pessoas é bem visível.

(clicar na imagem para aumentar)

Chegando ao percurso Bioria e mesmo junto a uma placa informativa, as caixas vazias de cartuchos de caça lembram-nos que apesar de toda a riqueza que vimos no DVD, esta é uma zona de caça (o que parece impossível sendo uma reserva natural), onde nem sequer há grande fiscalização.

Estou mesmo a imaginar 2 "caçadores" a carregarem as armas e na placa informativa a escolherem o que vão abater, quem fiscaliza?

(clicar na imagem para aumentar)

Encontrar cartuchos no percurso e nesta altura do ano não é difícil, bastará olhar para o chão.

(clicar na imagem para aumentar)

De qualquer forma, a diferença de limpeza, organização e mesmo de civismo na parte de Salreu é muito superior ao percurso de Canelas, só por si uma boa razão para se seguir em frente com o projecto Bioria 2 dando esta mesma oportunidade a Canelas.

Que a qualidade deste DVD tenha feito subir a fasquia de exigência e de qualidade ambiental para todo o nosso Concelho.

Não posso deixar de mostrar estes bonitos painéis de azulejo que encontrei numa casa em Canelas, onde em dois deles podemos ver a importância do esteiro para a população da freguesia noutros tempos.

(clicar na imagem para aumentar)

Reportagem Estarrejahotelblog em 29 de setembro de 2006 © direitos reservados

3 Comments:

  • Partilhamos as opiniões. O filme vem aumentar as nossas responsabilidades na conservação da biodiversidade do baixo Vouga. A ideia que tenho é que se pôs o carro à frente dos bois. A degradação em que se encontra a zona de Canelas é inconciliável com qualquer ideia de atrair turismo para cá. É simplesmente vergonhoso o abandono, a incúria, o desleixo a falta de vergonha de quem tem responsabilidades nesta situação.

    Aliás, como tenho relatado, Canelas é uma imensa lixeira com algumas habitações no meio da mesma. Um grupo de Canelenses, vai tentar mobilizar a população para se limpar a terra e, se à data, não houver onde depositar o lixo, vai ficar à porta da Junta de Freguesia, ou leva-se para a praça Francisco Barbosa.

    Claro que será um primeiro passo, mas se a CCDR continuar a não limpar ou, nem sequer autorizar a limpeza dos esteiros, pouco adianta. Se a SIMria continuar a fazer descargas no esteiro ou a trazerem lamas para Canelas, não há terra que resista.

    Cpts

    By Blogger AC, at outubro 04, 2006  

  • Já agora, ainda hoje foi apanhada uma carrinha da JardimEsta, penso que de Estarreja, a despejar lixo na zona que refere.

    By Blogger AC, at outubro 04, 2006  

  • Infelizmente não há vergonha das autoridades deste país. Visitei o esteiro de Canelas hoje de manhã e fiquei abismado com o que se pode ver numa zona dita protegida. A falta de civismo e de respeito estão à vista, são muitos os atentados contra o ambiente e a natureza, percebe-se claramente que o crime compensa. Um nojo impensável num país civilizado, aquilo já não é um esteiro, é mais um chiqueiro...

    By Anonymous Anónimo, at outubro 05, 2006  

Enviar um comentário

<< Home