.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

quinta-feira, junho 01, 2006

Abre hoje oficialmente a Época balnear


Com as novas medidas de multas aos banhistas desrespeitosos das regras das praias concessionadas, sujeitos a multas se desrespeitarem a proibição de nadar, com a bandeira vermelha hasteada, ou outras indicações das autoridades, vamos assistir a situações engraçadas e ao vivo nas nossas praias este ano.

Com a quantidade de polícias marítimos que temos por exemplo na região de Aveiro, não vão poder estar em todas as praias vigiadas da região ao mesmo tempo, logo quem terá de fiscalizar o cumprimento das regras serão os nadadores-salvadores que não têm nem nunca tiveram nenhum tipo de formação por exemplo sobre como saber lidar com as pessoas que frequentam as nossas praias.


Segundo a minha experiência nesta área, adivinho situações de Domingos de Agosto com as praias cheias de gente estranha que só por ali aparece aos Domingos, que normalmente não sabem nem querem saber de regras nenhumas, quanto mais ouvir agora secas do nadador-salvador, não sei se estão a ver o tipo de pessoa.


O Nadador-salvador e bem chama o policia marítimo que é quem deve fazer a segunda abordagem ao desrespeitoso cidadão, ao que este lhe irá responder, estou na carrinha de vigilância a praias não vigiadas a 15 km daí, demoramos 5 minutos a chegar.


O nadador-salvador não tem obrigação, nem se deve envolver em situações de agressão fisica ou de enorme falta de educação que ponham em causa a sua própria integridade, não é essa a sua função nem têm formação para isso.


Claro que os 5 minutos num Domingo de estradas cheias de banhistas sedentos de praia, acrescentando a caminhada a pé pela areia até ao sítio da ocorrência, serão sempre pelo menos 20 minutos.
Logo o N.S. terá de aguentar a situação sozinho até à chegada das autoridades marítimas, durante estes minutos garanto-vos que a animação da praia estará garantida para quem está de fora a ver.