.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

segunda-feira, maio 29, 2006

Fungos Digitais


A partir do dia 2 de Junho na Biblioteca Municipal de Estarreja, a exposição do fotógrafo João Vidal Lemos.
Um trabalho de autor realizado em 2005 onde a problemática questão da segurança do armazenamento digital é questionada.

Deixo-vos o texto do autor que explica melhor este trabalho:


Fungos Digitais

Fungos Digitais são imagens fotográficas captadas por meio digital e que por erro de compressão no algoritmo informático, provocado ou casual (neste caso provocado) se transformam nestas “aberrações visuais”.
Num mundo cada vez mais material, a informação torna-se cada vez mais imaterial, a fotografia soube acompanhar esta viragem, de um modo que poucos acreditavam ser possível, hoje já ultrapassando a qualidade do processo analógico, o digital adquiriu o respeito até dos mais incrédulos fotógrafos do mundo.
Quando captamos imagens por um sensor seja ele de que tamanho for, tenha os pixels que tiver o que está a ser criado?
Nada é a minha resposta, antes quando captávamos imagens num suporte material fotossensível, após a revelação tínhamos uma imagem material, fruto de uma criação intelectual, agora até à impressão temos apenas um arranjo algorítmico de 1’s e 0’s que não sabemos como funcionam, não dominamos, nem queremos.
Mas aqui coloca-se um problema, enquanto no processo analógico o armazenamento da informação era material e visível dependendo apenas a durabilidade desta informação do modo e condições como eram armazenados, no processo digital estamos dependentes dos programas que convertem o arranjo algorítmico de ficheiros e os transformam para que possam ser visualizados num qualquer monitor.
E quando os ficheiros se tornam defeituosos ou o programa de visualização não consegue descodificar saudavelmente esses ficheiros?
Até que ponto a nossa preciosa informação está hoje protegida e guardada?
João Vidal Lemos 2005