.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

sexta-feira, julho 13, 2007

De volta |

Depois de um longo período longe da blogosfera, estamos de volta. Devo confessar que estava saturado de computadores. Mas agora tudo vai voltar ao normal, com algumas novidades, que deixo para post's seguintes.



Por agora e para reiniciar com calma deixo-vos imagens das novas mascotes cá de casa.

Em visita a um amigo que gosta de aquários como eu, despertou-me o bichinho novamente, agora já com mais paciência e com outras exigências.
Sempre mantive peixes num aquário, mas sempre sem grandes exigências, com guppy's, platy's, enfim peixes que achava serem mais fáceis de criar e manter.
Nesta visita ao meu amigo, deparei-me com um dos aquários com uma espécie que já tinha lido mas nunca tinha visto em aquário sem ser nas lojas. Ciclídeos, mais propriamente a espécie Archocentrus Nigrofasciatus, mais conhecida por Nigro.



Neste aquário havia um casal já formado (para quem não sabe depois de formado, o casal dura a vida toda), já tinha uma toca com ovos postos e a forma como os peixes defendiam a sua postura mostrava que realmente esta espécie tem comportamentos fantásticos, longe dos chatos Vivíparos que tinha tido até então (que quando nascem os alevins os pais chegam a comer os filhos todos), estes não, protegem os ovos e as crias, mesmo muito tempo depois de eclodirem.
Bem nessa mesma noite ficou a promessa de que com calma iria voltar a montar o meu aquário, deixar ciclar e que depois lá iria buscar os excedentes do aquário dele. Assim foi, há duas semanas atrás comecei a procurar as rochas que esta espécie tanto aprecia, montei o aquário e deixei uma semana a ciclar.



Uma semana de ciclo, o ph no sitio certo e todos os outros valores favoráveis voltei a casa desse meu amigo para "pescar" os novos habitantes cá de casa, o que se mostrou uma tarefa bastante complicada pela rapidez de natação desta espécie. Vieram 3 peixes, 2 com faixas e um branco. Dois dias depois comprei numa loja em Estarreja uma fêmea pois sabia que tinha um macho, mas não sabia o que eram os outros.



Dá gosto alimentar esta espécie. Até hoje tenho apreciado um casal a formar-se, um autêntico namoro até que hoje espreitei para a toca que ela escolheu e já tem ovos. Deixo algumas imagens da fêmea (branca) a guardar os ovos enquanto o macho anda cá por fora a patrulhar o recinto para que mais nenhum peixe se aproxime.






Já agora deixo também duas imagens das outras mascotes da casa, Lara e Derby que se têm divertido à grande com o jardim cá de casa.




1 Comments:

  • wellcome back.it's not nice to go away like that with no warning.

    By Anonymous Anónimo, at julho 26, 2007  

Enviar um comentário

<< Home