Quercos organiza o 3º Campo de Trabalho Voluntário na Serra do Caramulo
3º Campo de Trabalho Voluntário na Serra do Caramulo (Cabeço Santo – Belazaima do Chão)
O Cabeço Santo, na freguesia de Belazaima do Chão e concelho de Águeda, inserido numa área de extensos cultivos de eucalipto, contém algumas dezenas de hectares de vegetação nativa em solos de produtividade marginal, mas que são, paradoxalmente, singularmente ricos em biodiversidade. Atingido por um grande incêndio em Setembro de 2005, a recuperação dessas áreas vê-se dificultada pela emergência abundante de plantas de espécies invasoras, plantas que, deslocadas dos seus habitats naturais pela mão humana, se disseminam de forma descontrolada e muitas vezes exclusiva da vegetação nativa.
Para ajudar a recuperar esse património natural, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus, tem desenvolvido várias actividades: lançou uma campanha de aquisição de fundos para aquisição de um terreno no Cabeço Santo, propôs à Celbi a preservação das áreas de interesse numa propriedade que a empresa aí detém, e realizou dois campos de trabalho voluntário. No último, realizado nos dias 28 e 29 de Outubro, realizaram-se trabalhos de eliminação de plantas invasoras e estava prevista uma acção de sementeira de “bolas de sementes” de espécies nativas numa área anteriormente plantada. No entanto, não foi possível realizar esta acção, por motivos alheios à organização.
Assim, propõe-se a realização de um dia de trabalho voluntário para sementeira de “bolas de sementes” e, se houver tempo, continuar os trabalhos de eliminação de plantas invasoras. Será no sábado, dia 11 de Novembro, e realizar-se-á com um mínimo de 3 voluntários e um máximo de 9. Caso o número de voluntários inscritos seja inferior a 3 até quarta-feira, dia 8 de Novembro, esta actividade ficará adiada para o sábado seguinte, sendo os inscritos informados desse facto. Entretanto, quem quiser participar e só estiver disponível no dia 18 de Novembro, deverá desde já fazer uma inscrição para este dia, sujeita a posterior confirmação.
O ponto de encontro é às 08:00 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Urb. de Santiago, Bl. 25, em Aveiro. O ponto de encontro alternativo é às 09:00 Horas junto à Junta de Freguesia de Belazaima do Chão. Haverá transporte de Aveiro para Belazaima do Chão para os primeiros 4 participantes que o solicitarem no acto da inscrição. O almoço e o lanche, com base em sandes, serão fornecidos pela organização. A chegada a Aveiro está prevista para cerca das 19:00 Horas.
As inscrições são obrigatórias e gratuitas, devendo ser efectuadas via correio electrónico para Quercus.Aveiro@portugalmail.pt ou via telefónica para 966551372, indicando o nome completo e um contacto telefónico, até ao dia 08/11/2006.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home