.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

quinta-feira, agosto 10, 2006

Combate às Chamas

Portugal está a arder.
Não é novidade para ninguém minimamente atento pois já é o tema de abertura de todos os telejornais há muitos dias.
O que me chamou a atenção nas notícias de hoje foi ouvir que mais de 6.000 civis estão directamente a apoiar e ajudar os bombeiros no combate às chamas.
Da forma como foi dada a notícia apercebi-me que estes civis têm mesmo sido úteis aos bombeiros e ao País, nem que seja a tentar salvar os seus próprios bens e dos vizinhos.
Estas pessoas não têm nenhuma formação para este combate mas ali estão e no grave da situação todos ajudam bem ou mal é certo.
Mas onde estão as nossas Forças Militares?
Tenho alguns amigos e conhecidos que estão há muitos anos a trabalhar para o estado dentro de um quartel neste caso para o Exercito Português, tendo formação, aprendendo a combater, fazendo disso profissão e recebendo um salário com os respectivos descontos como qualquer outro cidadão que trabalhe para o estado.

O que realmente me parece grave é que se gaste tanto dinheiro a treinar estes efectivos e na altura em que o país está em "guerra" (sim porque este é o nome que dou ao que acontece todos os anos em Portugal) estas pessoas que conheço e que passam o ano nos quartéis a aprender a combater, estão agora de férias no Algarve e um deles acho que está em Ibiza.
Não me parece bem ver civis que pouco ou nada têm na vida sem ser o que está para arder a ajudar os Bombeiros nesta "guerra" mesmo sem nada saberem sobre técnicas de combate, enquanto quem recebe certinho ao fim do mês com subsidio de férias e 13º mês para defender o País esteja de férias em Ibiza quando há situações gravissimas de combate real e devastadoras para o país.
Claro que (e agora vou cair na tentação) o nossos efectivos militares não podem ajudar o País com submarinos, já agora e porque pelo menos ajudavam na prevenção, onde estão os famosos helicópetros já estarão no ar?

Será que o nosso Exercito não deveria estar todo a 100% no activo durante o mês de Agosto e como dizem os bombeiros no "teatro de operações" a combater ou mesmo a fazer prevenção?
Quase me apetece dizer que se alguém quiser realmente atacar Portugal então se for esperto o fará no mês de Agosto.

Os militares vão de férias, os bombeiros estão no verdadeiro combate sem mãos a medir, a polícia está ocupadíssima a passar multas, os portugueses estão de férias e querem lá saber disso! É mais importante saber se a flor deu o beijo ao seu príncipe.

1 Comments:

  • Como o povo diz quem fala assim nao e gago. Bata bate que eles merecem.

    Salroeiro em toronto

    By Anonymous Anónimo, at agosto 10, 2006  

Enviar um comentário

<< Home