O IC1 a nascente da Cidade de Estarreja
Pelos relatos de vários moradores das zonas que possivelmente serão os mais prejudicados pelo traçado a nascente do IC1, as obras da "maldita estrada" já começaram.
"...vários trabalhadores e máquinas andam dum lado para o outro e em volta das nossas casas a fazer coisas..." (agricultor de Salreu em desabafo, que não soube bem explicar o trabalho da empresa Mota-engil) que pelo que o estarrejahotel aprofundou anda a fazer estudos sobre os solos.
Depois de falar com alguns moradores locais, o estarrejahotel blog chegou à triste conclusão de que ninguém foi ainda contactado por nenhuma entidade oficial sobre o que está a ser feito, por onde vai ser a estrada e a quantos metros dos seus quartos vai passar a auto-estrada.
Claro que as pessoas quando não são convenientemente informadas ficam com medo, lançam boatos e gera-se a confusão.
É o que tem vindo a acontecer em vários locais de Salreu, onde os habitantes ao verem desconhecidos a rondarem as suas casas e mais grave ainda, segundo alguns relatos (que a responsabilidade editorial deste blog teima em acreditar que não sejam verdade) de desconhecidos que "...invadem terrenos que têm dono e fazem buracos com uma máquina sem dar sequer um conhecimento ao dono do referido terreno."
Ponto da situação:
1º Depois de anos a ouvir promessas, certezas do "...se ganharmos as eleições, o IC1 será a poente..." de vários candidatos depois eleitos, as pessoas já não sabem no que acreditar.
2º Como não sabem em quem acreditar os moradores vêem nestes pobres operários uma grande ameaça e alvos a "abater" (o inimigo).
3º Porque realmente este assunto tem transtornado a vida de muitos durante anos, sempre e só com muitas incertezas e sem nenhumas garantias, as pessoas o mínimo que esperam e merecem agora é respeito pelos seus mais que conquistados direitos de Cidadãos.
A situação em si:
Os trabalhadores que coitados estão apenas a cumprir ordens, têm sido vaiados e insultados pelos moradores da zona, ouvindo mesmo um ou outro dizer: " eles que entrem no meu terreno que vão ser escorraçados de Caçadeira...".
Ora, na nossa opinião estas pessoas estão a reagir irracionalmente, mas com alguma razão, pois ninguém ainda oficialmente quer do estado, quer da empresa que vai construir a obra, quer da Câmara Municipal de Estarreja os contactou, ou sequer os informou sobre o que se vai passar.
A nossa conclusão:
Parece óbvio que vários estudos devam ser feitos antes da construção da estrada, que as pessoas devam ser avisadas primeiro, explicar-lhes o que lhes irá acontecer e o quanto irá afectar futuramente as suas vidas todo o processo de obras e de vizinhança com uma auto-estrada.
Como tal não foi previamente feito por nenhuma Entidade Oficial, os operários que nada sabem e que apenas cumprem ordens, correm o risco de serem recebidos pelos habitantes locais(e já foram), como os lenhadores que abatem árvores pela amazónia adentro.
Fica aqui a chamada de atenção do estarrejahotel blog para o que realmente se está a passar, esperando mesmo que algo seja feito pelas entidades responsáveis ou não, para que nenhuma tragédia mais grave possa acontecer nesta Cidade.
O esclarecimento da população evitará eventuais conflitos e boatos falsos que por aí correm, acalmando o espírito de quem tem sofrido todos estes anos sem nada saber sobre o seu próprio futuro.
2 Comments:
Não me informei o suficiente para saber a quem que vai ser benéfica a IC1 a nascente...Sei que, pessoalmente preferia o traçado a poente.Para mim é óbvio que a sua construção siga em frente, a sua ausência é que não faria sentido.No entanto, gostaria de acreditar que todos os incómodos das obras, fossem minimizados ao máximo, o que pelos vistos não é o que está a acontecer.Para todos os habitantes da área em obras gostaria de deixar uma palavra de força.
By Anónimo, at julho 18, 2006
Na mouche...só falta a divulgação dos jornais!
By kimikkal, at julho 18, 2006
Enviar um comentário
<< Home