.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Fedora uma versão linux muito interessante

Esta é uma imagem do meu desktop no momento em que vos estou a escrever este post.
Estou a instalar o Fedora 8 (distribuição Linux) numa janela do windows com o graças ao "Parallels workstation" (programa que me permite fazer um PC virtual dentro de uma janela do windows), já o tinha feito antes com o ubuntu 7.10 (outra distribuição Linux) e digo-vos desde já que é uma alternativa ao Windows que consegue reavivar computadores antigos e dar-lhe outro andamento, agora vou experimentar com o Fedora 8.
As maiores dificuldades que tive no ubuntu foram relacionadas com a placa gráfica mas depois de umas pesquisas foi resolvido.
Depois de um periodo de habituação ao ambiente Linux as coisas tornam-se fáceis de concretizar com um aspecto gráfico fácil de personalizar e de "KITAR". A forma como o sistema operativo está desenhado é muito fácil de compreender e de trabalhar.

Claro que uma das vantagens do ambiente linux é o de existirem muitos fóruns sobre o assunto, e haver sempre alguém que já teve o nosso problema ou a nossa dúvida, logo não é difícil encontrar respostas.

Agora vou estudar esta versão de Linux o Fedora 8, depois de me decidir por uma delas, irei ter uma real alternativa ao windows a rodar no meu PC.

Percurso Pedestre no Baixo Vouga Lagunar


No próximo dia 15 de Março, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N. organiza um percurso pedestre no Baixo Vouga Lagunar junto ao Rio Vouga.

Nesta área do Baixo Vouga Lagunar, classificada ao abrigo da Directiva Aves como Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, é possível observar vários habitats de grande beleza natural e extrema importância ecológica, nomeadamente: «Bocage», pastagens, rios e sistemas húmidos (caniçal, sapal, juncal).

Ao longo do percurso, e à medida que os habitats se sucedem, é possível observar uma elevada diversidade de espécies de aves, nomeadamente a Águia-sapeira, o Milhafre-preto, o Pato-real, o Melro, a Carriça, o Pisco-de-peito-ruivo, o Chapim-real, o Estorninho, a Cegonha-branca, o Guarda-rios, a Alvéola-amarela e a Fuinha-dos-juncos, entre muitas outras.

O percurso em questão faz parte do Guia de Percursos Pedestres do Baixo Vouga Lagunar publicado pela Quercus. Este percurso, com uma extensão de cerca de 6,5 Km, denominado pelo Guia como P1 ‘Sombra e Luz’, tem início junto à ponte do Outeiro (Rio Vouga) em Sarrazola. A duração do percurso é de aproximadamente 3:30 horas.

O ponto de encontro é no largo da Junta de Freguesia de Cacia às 9:00 horas. Esta actividade é gratuita para sócios e menores de 16 anos e terá o custo simbólico de 5,00 Euros para não sócios. As inscrições são obrigatórias e a participação está limitada a 15 pessoas.

Aconselha-se o uso de calçado confortável para caminhar e vestuário apropriado para as condições meteorológicas que se façam sentir na altura. O vestuário deverá ter cores discretas (verde, castanho). Necessário binóculos e se possível guia de campo de aves.

Para mais informações e inscrições contactar Quercus-Aveiro através do Tm 966551372 ou do e-mail aveiro@quercus.pt.

A Direcção da Quercus-Aveiro

Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N.
Correio p.: Apartado 363; 3811-905 AVEIRO;
Correio e.: aveiro@quercus.pt;
W.W.W. U.R.L.: http://aveiro.quercus.pt/;
Sede: Urb. de Santiago, Bl. 25 – R/C F, Aveiro;
Tlm: 966551372.

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Aventura Linux

São já alguns dias sem posts, a razão principal desta ausência deve-se a uma pesquisa rigorosa do ambiente linux.
O que tenho estado a fazer é uma alargada pesquisa sobre as diversas distribuições Linux.
É fantástico o que se consegue com um programa de virtualização de computadores, partindo de ambiente windows, depois de instalar um programa de "virtual machine", é criado dentro do windows uma janela com um computador virtual onde se pode instalar a versão linux que se quer experimentar ou mesmo trabalhar, depois ela corre dentro do windows sem necessidade de formatar o pc real.
Mais ou menos o que podem ver no youtube em baixo.



Depois de algumas horas de pesquisa consegui ter um pc que não consegue correr o vista a trabalhar mais ou menos assim com linux:



O mais fantástico é que é mesmo assim sem crashar e sem problemas, fazendo tudo o que faço em windows e o melhor tudo sem ter de pagar nada.
Hoje em dia o ambiente Linux já não é uma utopia, tornou-se um sistema operativo fácil e seguro, ultrapassando de lonje o windows na performance e estabilidade do computador.
Entretanto vou dando mais novidades, mas fica desde já aqui a minha disponibilidade para ajudar quem queira saber mais do assunto.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Aniversário estarrejahotel blog




O estarrejahotel blog faz hoje 3 anos de actividade. Umas semanas com mais posts, outras com menos tempo como foi o caso desta última, mas vivo e com vontade de continuar.


A todos os visitantes destes últimos 3 anos, um muito obrigado por alimentarem este projecto com os milhares de cliques que aqui têm sido dados.




quinta-feira, fevereiro 21, 2008

ILUSTRARTE 2007






















Inaugura dia 1 de Março, sábado, pelas 17.30 horas, no Centro de Arte de S. João da Madeira, a exposição da 3ª edição da ILUSTRARTE – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância.

Na exposição poderão ser vistas 150 ilustrações originais que irão guiar o visitante pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.

O processo de selecção decorreu no início do mês de Setembro, tendo os elementos do júri, (Anthony Browne (inglês, ilustrador, Prémio Andersen 2000), Christian Bruel (francês, editor), Ju Godinho (portuguesa, Comissária da Ilustrarte), Barbara Scharioth (alemã, ex-directora da Biblioteca Infantil Internacional de Munique) e João Vaz de Carvalho (português, pintor e ilustrador, vencedor da Ilustrarte 2005), decidido atribuir o Prémio ILUSTRARTE 2007 à ilustradora alemã Susanne Janssen e três menções especiais aos trabalhos da ilustradora italiana Chiara Carrer, do francês Martin Jarrie e da belga Isabelle Vandenabeele.

As ilustrações vencedoras apresentam uma nova versão do clássico Hansel e Gretel (Èditions Être, 2007). As imagens poderosas de Susanne Janssen recriam, na sua linguagem invulgar, o conto dos irmãos Grimm. Um livro que seguramente ficará para a história da ilustração. De salientar que as imagens de Martin Jarrie ilustram uma antologia de poemas para a infância, dois dos quais de Fernando Pessoa.

Ao todo foram seleccionados 50 ilustradores de 15 países, cujos trabalhos (3 por ilustrador) estarão presentes na exposição, patente no Centro de Arte até 29 de Março de 2008. A lista dos ilustradores seleccionados inclui ainda os portugueses Teresa Lima e Gémeo Luís. Importa salientar que o grande número de participantes, a diversidade de linguagens estéticas e a elevada qualidade dos trabalhos a concurso tornaram extremamente difícil o processo de selecção.

Graças à adesão massiva de ilustradores de todo o mundo (1360 candidaturas de 60 países) a ILUSTRARTE atingiu, uma vez mais, os seus objectivos: criar um espaço de encontro e de discussão da melhor ilustração para a infância internacional.



Centro de Arte de S. João da Madeira – Rua Alão de Morais, 473 – S. João da madeira
Horário: Segunda-feira a sexta-feira, das 14.00 às 20.00 horas.
Sábados, das 15.00 ás 19.00 horasPatente até 29 de Março. Estará encerrada de 21 a 24 de Março.

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Namorem muito, hoje é mesmo o dia para isso


Firefox Beta 3 | já se pode fazer Download

Link na imagem

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Perto do céu


Hoje e por razões profissionais tive uma nova experiência, estive bem perto do céu, senti bem na pele a sensação que um bombeiro tem quando sobe a 32 metros de altura para resgatar alguém numa auto-escada destas.
O que mais me espantou é a estabilidade que uma escadinha destas tem, esticada a tantos metros de altura (nem imaginava que subia tão alto), foi uma boa experiência.

boom festival 2008 | Agosto



Sem dúvida o festival que mais projecção tem lá fora dos que se fazem no nosso pequeno País, mas que pouca gente cá dentro sabe realmente o que é.

aqui fica o link para a edição deste ano.
link site oficial

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Curso de Megulho na Escola Municipal de Desporto


A Escola Municipal de Desporto está a organizar um curso de Mergulho de nivel P1 da FPAS, os interessados aproveitem, quem sabe de futuro se consiga um grupo de mergulhadores de Estarreja para umas saídas organizadas.
Como Mergulhador ficarei atento e a aguardar o seguimento desta nova aposta da Escola Municipal de Desporto de Estarreja.
Mais informações link na imagem

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Nauticampo 2008 | de 9 a 17 de Fevereiro na FIL


Link na imagem

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

O "google earth" do corpo humano

Neste site podemos fazer uma viagem pelo interior do corpo humano, tudo isto em modelos 3d com muita fiabilidade.
link na imagem

Uma ideia interessante




domingo, fevereiro 03, 2008

" Corsos são um negócio secreto, mas já representam alguns milhões de euros" diz o Público


Notícia de hoje no jornal Público:

"...O segredo mantém-se na loja Tecidos de Coimbra, que assegura o fornecimento de grupos oriundos de "Sesimbra, Figueira da Foz, Sines, Ovar, Estarreja, Loulé, Mealhada, Funchal, entre outros", especifica Michel Santos, funcionário da casa, que há vários anos tem estado incumbido da especial tarefa de "escolher tecidos e preparar catálogos" para os organizadores dos desfiles de Carnaval. ..."

"...Pedro Mendes, um empresário de Estarreja, que há meia dúzia de anos decidiu aproveitar a brecha no negócio das plumas para se lançar no mercado. É um dos principais importadores deste tipo de adereços no Norte de Portugal e escusa-se a revelar quanto factura por força dos negócios que vai acertando com os grupos e escolas de samba. "O segredo é alma do negócio", justifica este empresário, que vai aliando o negócio do Carnaval com a organização de eventos. ..."


Estarreja e o seu Carnaval estão em grande destaque hoje no Público.

Ler a notícia completa aqui


sábado, fevereiro 02, 2008

EROS - PORTO ’08 | 1º Salão erótico do Porto



Ver mais aqui no site.