.comment-link {margin-left:.6em;}

eTRhOTEL

quarta-feira, abril 26, 2006

O perigoso Deserto da Gafanha





Mesmo já tendo sido referido no blog 7 meses, acrescento estas imagens e a pergunta, alguém sabe o que aquilo é?

domingo, abril 23, 2006

25 de ABRIL DIA DA LIBERDADE





25 DE ABRIL

VIVA A LIBERDADE

sábado, abril 22, 2006

mini-ferias

Um bom fim de Semana com muita liberdade para todos.

quinta-feira, abril 20, 2006

Fim de Semana. Está Quase !!!

O chico ciber-esperto



Este é um site que ainda não tinha descoberto, ensina as crianças sobre os riscos da internet.

quarta-feira, abril 19, 2006

Lura

Dá-se Setter

Dá-se cachorro Setter Puro pelo preço das vacinas, é um macho, tem dois meses e meio, vai apanhar a segunda dose das vacinas para a semana.

Mais informações pelo 234 844 014 ou pelo 966086266

Passem a palavra.

Sem comentários!!

terça-feira, abril 18, 2006

Gripe das aves


A gripe das aves é uma doença causada por um vírus, sendo identificada pela primeira vez em Itália há mais de 100 anos.


Esta doença é causada pelo grupo de vírus ARN da família Ortomixoviridae, embora seja um subtipo de vírus tipicamente aviário (H5N1), também se transmite esporadicamente aos Humanos, por via respiratória e conjuntival, especialmente os que contactam com as aves doentes e ou infectadas.


Este vírus é muito patogénico para as aves, especialmente para as domésticas, sendo elevado o risco da doença se propagar rapidamente transformando-se numa panzootia (animais) ou numa pandemia(homem), a disseminação do vírus na natureza é efectuada por aves silvestres, especialmente as aquáticas (patos, gansos, cisnes, galeirões, abibes, gaivotas, maçaricos, cegonhas), aves nas quais este vírus, em regra, não tem grande expressão clínica.

As aves silvestres que tendo estado doentes sobreviveram à doença ou as aves que estando infectadas não expressaram doença (portadores assintomáticos) constituem o principal risco para a propagação do vírus de umas regiões para outras.
Os principais sinais de doença nas aves são: Apatia muito evidente, dificuldades respiratórias, corpo em bola, penas eriçadas associados a queda da produção (ovos) e elevada mortalidade.

O risco do homem contrair esta doença é baixo e não foi comprovado qualquer caso de contaminação através do consumo de carne de aves e ovos.


Depois desta pesquisa pelo site do Ministério da Agricultura e como a região de Aveiro e mais concretamente o baixo Vouga lagunar estão assinalados como áreas de risco elevado, o estarrejahotel decidiu fazer algumas perguntas ao biólogo responsável pelo projecto Bioria, Dr. Rui Brito*, que prontamente nos respondeu ao que desde já agradeço em nome do estarrejahotel.


Estarrejahotel:
A época de nidificação que está a decorrer transforma Estarreja e a zona de Aveiro num dos pontos mais preocupantes em Portugal para a entrada do Vírus?
Dr. Rui Brito:
Não é verdade esta afirmação pois se o vírus tivesse que ter entrado já tinha acontecido uma vez que por esta altura a esmagadora maioria das aves que vem cá nidificar já chegaram e a época de nidificação já começou. Além disso as aves que vem cá nesta época do ano reproduzir-se são migradores provenientes de países africanos a sul do deserto do sara, zona onde até agora ainda não foi detectado qualquer foco da doença e a juntar a isso estas aves não pertencem aos grupos de risco mais afectados pelo vírus que são as aves aquáticas, nomeadamente patos, cisnes e gaivotas. Portanto é importante desmistificar o alarmismo com que muitos órgãos de comunicação social tratam a informação, informando mal e apenas criando um pânico injustificado. É importante referir que morrem muito mais seres humanos de gripe normal do que morreram em 10 anos de gripe aviaria.



Estarrejahotel:
Quais das espécies de aves que nidificam no baixo Vouga lagunar as de maior risco de transportarem o vírus?

Dr. Rui Brito:
Das espécies que nidificam não há qualquer risco eminente, pois até agora não foi detectado qualquer problema. O risco que existe, e importa referir que mesmo esse é muito diminuto, ao contrário do que os órgãos de comunicação social fazem transparecer, está no Outono quando os patos que são as espécies mais susceptíveis de contrair e transportar a doença que foram nidificar nos países do norte da Europa regressarem para passar cá o Inverno poderem eventualmente chegar cá infectados. No entanto tal não ocorreu no Outono passado de 2005, onde já tínhamos alguns focos da doença e ela não chegou cá, dado que as aves contaminadas morrem rapidamente não conseguindo migrar uma distância grande e portanto não chegando cá. Além disso os números de aves selvagens até agora encontradas contaminadas são sempre números muito reduzidos se tivermos em consideração o tamanho das populações na Natureza, portanto o risco é reduzido. Importa ainda referir que a gripe aviaria não apareceu ontem, mas já existe há cerca de 10 anos e "apenas" vitimou nesse período cerca de 100 pessoas o que se pensarmos à escala global e de modo naturalista não é nada.

Estarrejahotel:
Qual o risco que o cidadão corre ao fazer o percurso do projecto Bioria?

Dr. Rui Brito:
O risco é praticamente nenhum, aliás o risco é o mesmo em qualquer local, pois o contágio da doença apenas ocorre pelo estreito e longo contacto entre o homem e as aves o que com aves selvagens não se verifica. É muito maior o risco em explorações aviarias do que com aves selvagens. Por isso é importante esclarecer que as pessoas podem continuar a fazer o percurso de forma perfeitamente tranquila, pois não correm qualquer risco, o que se tem verificado, pois continuamos a ter actividades na área e as próprias pessoas continuam a visitar livremente a zona.

Estarrejahotel:
Quais as medidas que estão a ser tomadas pelo projecto directamente e com que apoios externos ao projecto (ministério) para monitorizar e controlar a zona?

Dr. Rui Brito:
Não estão a ser tomadas quaisquer medidas no âmbito do projecto BioRia dado que este tipo de matéria extravasa as competências do projecto. No entanto e pela presença constante no terreno acabamos por efectuar uma monitorização e até à data nada de anormal se verificou. Esta monitorização é feita unicamente pela nossa vontade e disponibilidade uma vez que não nos foi pedido qualquer tipo de colaboração nesse sentido nem disponibilizado qualquer apoio externo ou interno.

Estarrejahotel:
Existe um plano de prevenção e controle para o caso de se vir a registar algum caso na nossa zona?

Dr. Rui Brito:
Não fazemos a mínima ideia. Apenas sabemos que existe um plano de contenção a nível nacional, no entanto a nível local desconhecemos os procedimentos e se existe algum plano definido.

Estarrejahotel:
Acha que o que se está a fazer em prevenção é suficiente ou estamos a cair no exagero?

Dr. Rui Brito:
Acho que é importante e suficiente o que se está a fazer e em algumas medidas acho mesmo exagerado, nomeadamente no que se prende com a declaração obrigatória das aves domésticas (que não nos parece 100% exequível). Relativamente à monitorização acho que é suficiente. O que se verifica agora é que qualquer ave que as pessoas encontram morta causa um enorme alarido o que não se verificava até agora. É importante explicar às pessoas que as aves morrem de mil e um motivos mais para alem da gripe das aves, sempre morreram e vão continuar a morrer, ou de outras doenças, ou de velhice ou mesmo de fome quando há falta de alimento. Parece que as pessoas agora se esqueceram disso. A única situação onde ainda não foi tomada nenhuma medida e que aí sim existe algum risco quer pelas espécies envolvidas quer pelo contacto que existe é no que respeita à caça, que no nosso entender deveria ser suspensa este ano até se ter dados concretos da migração outonal que demonstrassem não terem chegado aves contaminadas a Portugal.

Estarrejahotel:
Acha que a população de Estarreja está suficientemente informada sobre o risco desta proximidade ou mesmo sobre a doença?

Dr. Rui Brito:
Acho que a população de Estarreja, tal como a de todo o país estão mal informadas e não tem a noção real da situação, uma vez que não sabem como a doença se propaga, não tem conhecimentos sobre as espécies que apresentam mais riscos e isso está já a ter consequências negativas para as aves e para a conservação da Natureza, uma vez que por falta dessa informação de qualidade há pessoas por esse país fora a destruir ninhos de andorinhas e de inúmeras outras espécies de aves que não apresentam qualquer risco. As aves que apresentam algum risco não se encontram neste momento cá, visto que não se reproduzem no nosso pais. Só nidificam cá as espécies residentes ou seja que nasceram cá e vivem cá toda a sua vida e que portanto não apresentam qualquer risco neste momento e as espécies migradoras vindas de África que também não apresentam qualquer risco neste momento.
Já repeti muitas vezes esta ideia mas vou repeti-la uma vez mais, apresentam muito mais risco as espécies domésticas de capoeiro do que as aves selvagens e desde que não exista uma proximidade e um contacto intenso com as aves ou os seus dejectos o risco é mínimo. As pessoas que tem contacto com aves domésticas e/ou selvagens (patos e espécies aquáticas) deverão utilizar luvas e máscara por precaução.


Ou seja, em jeito de síntese importa desmistificar um pouco esta história, pois na realidade o risco existente é baixo, embora esteja fortemente empolado pela comunicação social e desde que sejam observados os cuidados básicos não há qualquer problema eminente.

Importa também referir que de todas as aves que nascem todos os anos (e são muitos milhões em todo o mundo e muitos milhares em Portugal) 80% morre por motivos vários antes de atingir o primeiro ano de vida e isso já é assim há muitos milhões de anos e chama-se selecção natural, em que apenas os mais aptos sobrevivem, portanto todas as aves que temos visto serem analisadas em Portugal pelo pânico que agora existe fazem parte desses 80 % ou então morrem por outras doenças ou velhice. A única área onde ainda não vimos ninguém a actuar é na questão da caça que deveria no nosso entender ser suspensa, tal como já ocorreu em alguns países da Europa, apenas como medida de precaução, até sabermos que na migração outonal não existiu qualquer chegada do H5N1 a Portugal.
*Dr. Rui Brito reside no Porto é licenciado em Biologia – Ramo de Biologia Animal Aplicada pela (FCUP), Pós-graduação em Eng. Do Ambiente (FEUP).
É responsável, desde 2002 pela monitorização e estudo da ecologia da reprodução da colónia de Garça-vermelha em Salreu, autor e responsável pelo projecto Bioria (projecto de conservação da natureza) da C.M. Estarreja.

segunda-feira, abril 17, 2006

La Nouba

Este fim de semana e graças ao mau tempo que se fez sentir, assisti na RTP 2 a um espectáculo tipo Circo simplesmente fantástico.
Deixo aqui a apresentação e aconselho a compra do dvd.





Fica aqui também o site.

quinta-feira, abril 13, 2006

Pausa

O estarreja hotel vai fazer uma pausa de 2 ou 3 dias, os pc's vão ser desligados para descanso, deles e meu.
Entretanto deixo este video que compensará a ausência.
Boa Páscoa para todos.




terça-feira, abril 11, 2006

Um serviço para Download de qualquer Banda???

Esta é a tal publicidade da cabovisão que referi num post anterior.

Logo a seguir vêm o contraditório:
Afinal a Cabovisão publicitou uma ilegalidade incentivando jovens a faze-lo e depois alerta para a pirataria da qual é vitima.
Não é de morrer a rir.

Devo chamar à atenção que entretanto a cabovisão já se deve ter apercebido desta falha pois nos últimos 2 números a publicidade das bandas já não aparece, mas a da prisão continua.
Já estou a ver vizinhos que não se podem ver a ter aqui a sua oportunidade de vingança.
Já agora pergunto eu, depois de se telefonar para lá a dizer que x pessoa está ilegal(armados em Polícias), o que será que a Cabovisão faz e com que autoridade?
Será que se telefonar para lá a dizer que x pessoa está ilegal, só porque me apetece dizer mal daquela pessoa, a cabovisão não entrará noutra ilegalidade ao investigar?
E se essa pessoa na realidade até nem está ilegal, não terá a Cabovisão ajudado a difamar um Cidadão, podendo este sentir-se lesado.

Arqueologia Fotográfica






Estas são algumas das imagens que encontrei hoje no meu arquivo e que nunca mais podem voltar a ser captadas.

É mesmo isso, o antigo parque de estacionamento em terra batida por trás da C.M.E. e a outra era o espaço onde agora é o parque Municipal de Estarreja.

De vez em quando, a partir de hoje vou publicar imagens que já são arqueologicas.

segunda-feira, abril 10, 2006

Do estarrejahotel para o JN



Depois de ontem por volta das 3:30h o estarrejahotel ter publicado as primeiras imagens do acontecido à entrada do Quimiparque uma hora antes(explosões na madrugada de Estarreja), a reportagem fotográfica do estarrejahotel passa hoje da publicação virtual na net para as páginas do Jornal de Notícias da região centro.

Podem ler a notícia clicando na imagem em cima.


Aqui fica mais uma prestação positiva a provar que a imagem da blogosfera nacional e local pode e deve ser séria e útil aos cidadãos.

domingo, abril 09, 2006

Rua Desembargador Correia Teles

Alguém sabe porque razão esteve fechada ao trânsito no sentido Couto Centro durante mais de um ano esta estrada?
Não consigo ver explicação lógica, pensei que definitivamente aquela via era de sentido único, afinal depois de tanto tempo com umas grades a desviar o trânsito pelo Minipreço, agora e sem nada que pareça ter lógica já se pode passar.


Ainda pensei também que estivessem à espera de alguma empreitada para pintar as marcações da estrada, mas também não foi isso pois ainda não foram pintadas.
Alguém sabe o motivo de tanto tempo de desvio?

Explosões na madrugada de Estarreja (Exclusivo estarrejahotel)

Esta madrugada por volta das 2:30h várias explosões se fizeram ouvir no centro de Estarreja. A causa destas explosões foi um incêndio ainda com causas desconhecidas de um Camião de Carga Parqueado mesmo à entrada do complexo Químico de Estarreja.


As explosões dos Barris que faziam parte da carga e cujo conteúdo é ainda desconhecido dos Bombeiros, foram bastante fortes sendo ouvidas no centro de Estarreja, não houve feridos.


A desgraça só não foi maior devido à rápida e eficaz intervenção dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, Caso contrário o incêndio rapidamente se teria propagado aos camiões ao lado, muitos com cargas perigosas e explosivas.


O motorista do camião não estava presente, sendo ainda desconhecida a empresa responsável pelo camião.

sábado, abril 08, 2006

Joguinho


Um joguinho on-line muito interessante para os mais pequeninos.
Desperta o interesse pela informática e treina o domínio do rato.

Ainda o caso dos MP3



Para quem tem filhos e anda muito assustado com toda esta vaga de terror que os meios de comunicação social estão a alimentar deixo o link para um texto onde se pode ler na realidade o que se está a passar.

link


Passem a palavra.

sexta-feira, abril 07, 2006

Editor de imagens on-line



Este é um site onde pode editar as suas imagens sem ter de abrir nenhum programa de edição de imagem, pode utilizar as ferramentas básicas do tratamento, rodar, redimensionar e tudo isto on-line.
É uma ferramenta muito útil para quem está fora de casa e quer editar e publicar imagens.

Novo walkman da Sony



A Sony em resposta ao iPod Shuffle lançou o walkman E-Series, disponível com 512, 1 e 2 gigas, Com equalizador e 28 horas de funcionamento com 3 horas de carregamento.
Tem ainda a novidade de carregamento quick charge carregando com apenas 3 minutos dando uma autonomia de 3 horas. Tem sintonizador de rádio, relógio e calendário.
É pequeno e de fácil utilização, uma boa dica para os padrinhos que não sabem o que oferecer aos seus afilhados nesta Páscoa.
O preço é que não é nada pequeno.


quinta-feira, abril 06, 2006

Os Criminosos Virtuais


Indústria fonográfica processa portugueses que roubam músicas na Internet

Os meios de comunicação social estão a embarcar sem dó nem piedade na campanha de intimidação da indústria fonográfica.
Um Jornal como o Público deveria ter mais cuidado com o que escreve e como escreve, (...portugueses roubam...), sem umas aspas sequer?


Afinal a maior parte dos portugueses segundo o Público são Ladrões, criminosos, se pensarmos que a maioria dos que aqui se incluem são menores e crianças, esta afirmação torna-se ainda mais grave.

Por várias vezes estive para fazer um post sobre a publicidade da Cabovisão na sua revista mensal, em página A4 via-se um jovem com um cabo em forma de guitarra e o slogan era qualquer coisa deste género:"para download de qualquer Banda", meia dúzia de páginas a seguir podia-se ver outra publicidade também da Cabovisão onde se via uma Tv com forma de barras de prisão e se lia qualquer coisa do género:"O acesso ilegal é crime. Combata a "pirataria" denunciando-a..." depois aconselha em tom meio pidesco a que se conhecermos alguém que tenha boxes ilegais, que as denunciemos para o número de telefone...

Isto é de morrer a rir.

Os nossos tribunais já não dão conta do recado para julgarem criminosos de sangue, de verdadeiro roubo, vamos agora encher os tribunais de jovens "criminosos" que de forma "legal" (é questionável este legal) para eles e porque está a um ou dois cliques, com a ajuda de muita publicidade pelos servidores da net inclusive.
Qualquer pessoa sem nenhum tipo de restrição e com enorme facilidade retira músicas da Internet, por vezes de sites de muita confiança, com banners a pedir que se cliquem e se descarregue, eu nunca vi em nenhum site um único aviso sobre as leis de download de mp3.

Já agora se for música noutro formato também será ilegal?

Rapidamente qualquer puto de 10 anos vai inventar um formato que não está previsto na lei e os empresários dos i pods esfregam as mãos de contentes, assim vendem mais material.


Não seria mais justo começar por repreender os responsáveis por disponibilizarem este tipo de conteúdo de forma tão fácil e sem nenhum tipo de aviso sobre a ilegalidade do acto?

Foi provado já no passado com o caso dos Metállica (que só perderam com isso), que podem acabar com o programa de partilha de ficheiros, que logo de seguida aparecerá outra forma de partilha.

Toda esta questão está a ser levada a cabo da pior forma possível.
Quando em Portugal qualquer miúdo sem que nada faça para isso tem acesso a conteúdos pornográficos e outros ainda mais perigosos, pois eles saltam em banners de publicidade dos sites mais crédulos e confiáveis e ninguém faz nada, qual é afinal a força desta industria de vendedores de cd's?
Os grupos não se queixam assim tanto, continuam a aparecer, a criar novos albúns e pelo aparato material que demonstram ter, boas casas, bons carros, etc... não parecem ter assim muito com que se queixar.

Não haverá por aí muitos mais problemas cibernéticos a resolver?
Claro que há. Mas o mais engraçado é que não se faz nada.
Cada vez mais vejo lojas de venda de música a abrir, será que o fazem só por prazer, não terão lucros? Então para que abrem?

Toda esta questão tem de ser vista mais pela parte moral do que judicial.
Uma coisa é certa está o Governo a cortar custos, para agora gastarem em selos, para os milhares de pessoas que tiram musica da net.


Esta notícia ainda consegue ter mais piada, que o recrutamento aviário levado a cabo pelas Freguesias.

Apoio o desafio lançado no blog renas e veados, Vamos todos deixar de comprar musica.

terça-feira, abril 04, 2006

Jogo




Mais um joguinho em flash muito simples mas muito divertido.
Não sei se já alguém reparou mas abaixo do botão das tv's, está um botão para uma partidinha rápida de batalha naval.

Ping pong



Não resisti a publicar esta imagem.